Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

sábado, 8 de outubro de 2011

Técnicas de drenagem linfática na estética



INTRODUÇÃO

Sistema Linfático


O sistema linfático é constituído por capilares, vasos, coletores linfáticos e linfonodos (este último também chamado por gânglio ou nódulo). Sua principal função é transportar e absorver líquidos, conhecidos por linfa, promovendo a remoção de proteínas, água e nutrientes dos espaços tissulares e sua devolução à circulação sangüínea. Também é responsável pela produção de linfócitos, que tem como função a defesa do organismo.

A linfa é um líquido incolor com alta concentração de proteínas e grande número de leucócitos e linfócitos. Origina-se dos espaços intercelulares e é proveniente do metabolismo intracelular, de onde é retirada pelos capilares e impulsionada para o sistema linfático (ver fig.abaixo).

Éresultado da filtração sangüínea: o sangue é filtrado pelos vasos sangüíneos; parte dele é absorvido e a outra parte não, sendo que esta última constituirá a linfa. Sua passagem para os vasos linfáticos se dá a partir das diferenças de pressões existentes entre as membranas dos capilares, do fluído intersticial e do plasma. Por esses motivos, a composição e as características da linfa podem ser diferentes em cada parte do corpo.

Estrutura de um capilar linfático
Durante seu percurso, a linfa percorre regiões que contém estruturas que a impulsiona para os ductos.
Essas estruturas são os gânglios e se localizam na região inguinal, axilas, pescoço, entre outras.
Há dois ductos responsáveis pelo fluxo de todo corpo.
São eles: Ducto Torácico e Ducto Linfático direito.
Um vaso linfático possui sentido de convergência da periferia para o centro desembocando nesses ductos.
Sua área de atuação está esquematizada na figura abaixo.
O sistema linfático é dividido em 2 sistemas:
Superficiais e Profundos, de acordo com a localização dos gânglios. Com exceção de alguns gânglios inguinais, a maioria é superficial.
Superficiais: geralmente localizados no tecido subcutâneo, os coletores seguem os vasos regionais superficiais.
É uma região rica em capilares.
Profundos: possui menor número de vasos linfáticos e sua origem é no sistema ósteo-muscular articular, abaixo das aponeuroses musculares.
O fluxo linfático depende de fatores extrínsecos e intrínsecos.
Fazem parte dos extrínsecos:
  • a contração e peristaltismo muscular;

  • alterações térmicas.

  • compressão externa dos tecidos;

  • gradiente de pressão entre os espaços intersticiais e os vasos linfáticos;

  • respiração e pressões intratorácicas;
    Contração e peristaltismo muscular
    Os movimentos de contração muscular, pela própria fisiologia do movimento, influenciam a formação da linfa, na sua propulsão e do fluxo linfático. Promove movimentação dos líquidos tanto da circulação sangüínea (sangue), quanto da linfática (linfa). Essa movimentação permite que os líquidos que se encontram em estase alcancem os ductos linfáticos, facilitando sua drenagem.
    Gradiente de pressão entre os espaços intersticiais e os vasos linfáticos
    Quanto maior a pressão dos espaços intersticiais, maior é a quantidade de líquidos que alcançam os vasos, pois o líquido é formado devido a um valor de pressão resultante, sendo grandezas diretamente proporcionais.
    PC = pressão capilar
    POP = pressão oncótica do fluido capilar
    POF = pressão oncótica do fluido intersticial
    PF = pressão fluido intersticial
    Respiração e pressões intratorácicas
    Os movimentos respiratórios promovem uma ação rítmica e contínua no fluxo linfático 24 hs. por dia. Ao inspirarmos ocorre um aumento no volume pulmonar. Entre os pulmões existe um órgão chamado cisterna do quilo, que durante essa fase da respiração, é comprimido. Essa compressão impulsiona a linfa no sentido antigravitacional, para o ducto torácico.
    Compressão externa dos tecidos
    A compressão externa aumenta a pressão resultante e conseqüentemente a quantidade do líquido formado.
    Alterações térmicas
    O aumento da temperatura promove uma dilatação das arteríolas e com isso ocorre uma elevação no volume sangüíneo e conseqüentemente um aumento do volume filtrado. Já os intrínsecos são constituídos por:

  • contractilidade dos vasos linfáticos;

  • presença e localização das válvulas que evitam o refluxo da linfa.

  • vias acessórias de fluxo;
    Contractilidade dos vasos linfáticos
    Os vasos linfáticos realizam contrações rítmicas as quais independem dos movimentos respiratórios e da pulsação arterial. A linfa é conduzida na direção centrípeta, e quanto maior é a contractilidade dos vasos, maior será a propulsão da linfa.

    Vias acessórias de fluxo
    Geralmente surgem em condições patológicas como queimaduras e processos inflamatórios, facilitando o transporte da linfa. Em condições normais, essas vias estão inativas.
    Presença e localização das válvulas que evitam o refluxo da linfa
    As válvulas são constituídas por filamentos contráteis e se encontram no interior dos vasos, se abrem quando a linfa passa, e se fecham logo após essa passagem. Esse mecanismo impede que o fluxo que está em direção contra a gravidade, retorne, facilitando seu trajeto.
    O fluxo da linfa ocorre de acordo com contrações rítmicas ao longo dos vasos coletores e pré-coletores, os quais são constituídos por músculo liso. A propulsão da linfa é determinada pelos seguintes mecanismos:

  • dilatação das paredes;

  • fechamento e abertura da válvula;

  • fluxo linfático.
    Mecanismo de propulsão da linfa através dos vasos


    Edema
    É o acúmulo anormal de líquidos no espaço intercelular, resultante de uma lesão, provocando um "encharcamento" do tecido conjuntivo. Ocorre quando há desigualdade entre o volume de líquido filtrado do sangue e o volume do líquido absorvido pelos capilares linfáticos. Fisiologicamente, ocorre uma passagem de líquido filtrado (A) do capilar sangüíneo para o interstício, sendo que parte dele (B) retorna à circulação (reabsorção), e a outra parte segue para a circulação linfática (C), constituindo a linfa. No caso da figura abaixo, há um desequilíbrio entre A e B, o que justamente provoca o edema.
    Existem alguns fatores que podem causar o edema:
    1) Aqueles que provocam aumento da carga linfática devido a transtornos circulatórios sangüíneos, conhecidos por edemas dinâmicos:

  • Aumento da permeabilidade capilar

  • Aumento da pressão capilar

  • Diminuição das proteínas plasmáticas
    2) Aqueles que provocam aumento das proteínas do líquido intersticial, conhecido por edemas estáticos:

  • Acúmulo de proteínas no espaço intersticial
    Em todos os tipos de edemas, existe um componente linfático e outro sangüíneo, e um edema estático pode vir a ser dinâmico e vice-versa. O trânsito nos tecidos edemaciados fica prejudicado devido aos seguintes fatores:


  • Alteração da resposta imunológica da região

  • Aumento da concentração celular

  • Aumento da concentração protéica e de outras partículas no interstício causando retenção de líquido intersticial

  • Degeneração das paredes dos vasos linfáticos, que se tornam mais espessas, diminuindo sua mobilidade

  • Formação de fístulas linfovenosas

  • Para compensar esse edema, o organismo responde com alguns mecanismos de defesa, como neoformações de vasos linfáticos e de anastomoses linfo-venosas; abertura de anastomoses linfo-linfáticas e linfo-venosas; aumento da absorção do capilar.
    Celulite
    A celulite se origina da estase linfática e venosa. Em uma fase inicial da estase linfática, os líquidos se acumulam, congestionando os tecidos, fazendo com que as células adiposas sintam dificuldades para eliminar os lipídeos, provocando acúmulo de gordura nessa região (a). Esse acúmulo ocasiona a formação de tecido fibroso (b). Quando as células adiposas aumentam suas dimensões, os capilares se rompem e o tecido fibroso passa a ocupar todo espaço (c).

  • 1 - Líquidos;

  • 2 - Capilares;

  • 3 - Tecido fibroso;

  • 4 - Tecido cutâneo;

  • 5 - Células adiposas
    O sistema circulatório sofre diminuição do fluxo sangüíneo trazendo como conseqüência baixa oxigenação, deficientes trocas metabólicas, provocando acúmulo de toxinas e líquidos no organismo. O acúmulo de substâncias tóxicas no organismo provoca reações e distúrbios diversos no sistema circulatório refletindo sobre o metabolismo.
    É uma alteração mais freqüente em mulheres e pode atingir tanto as obesas como os magras. Tem maior índice de localização na região glútea, nas faces lateral, interna e posterior da coxa, abdômen, região póstero-lateral do braço e face interna dos joelhos.
    São diversos os fatores que causam a celulite.
    Entre ele podemos destacar:

  • Alimentação inadequada, com muita ingestão de açúcares e lipídeos

  • Fatores emocionais, liberação de substâncias ligadas a fatores emocionais que causam maior acúmulo de lipídeos

  • Fatores hereditários

  • Fatores metabólicos, como doenças da tireóide e outras disfunções que provocam maior acúmulo de lipídeos



    Fonte:http://www.ck.com.br/materias/135-drenagem-linfatica.html

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário