Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fisioterapia Respiratória- Dúvidas frequentes


A Fisioterapia respiratória é indicada pelos pediatras com o objetivo de beneficiar crianças e evitar problemas mais sérios após um resfriado por exemplo. Após indicação o fisioterapeuta irá utilizar técnicas e recursos para melhorar o transporte de oxigênio e assim normalizar a respiração. Para obter resultados satisfatórios o atendimento deverá ser realizado por fisioterapeuta capacitado, realizada uma avaliação criteriosa e a colaboração do paciente.
A maior angustia dos pais é o nariz “entupido”, peito cheio e o desconforto respiratório que os filhos geralmente apresentam. Vale lembrar que a fisioterapia vai além daqueles “tapinhas nas costas”. Falando nisso abro um parêntese para explicar melhor essa técnica.
A tapotagem como é chamada, é uma técnica que só profissionais treinados podem realizar, pois existe risco de problemas futuros quando não aplicados de forma correta. Ou seja, não é algo tão simples como parece. Ultimamente vem caindo no desuso devido outras técnicas mais eficazes.
A fisioterapia quando indicada pelo pediatra tem o objetivo de desobstruir a via respiratória e principalmente evitar problemas respiratórios como atelectasias (pulmão com pouco ar), pneumonias, etc. Os recursos mais utilizados na fisioterapia respiratória são: aerossol, vibro-compressão, técnicas especificas de desobstrução e incentivadores respiratórios. Durante a fisioterapia as crianças fazem o tratamento de forma interativa e dependendo da causa logo recebem alta sem apresentar qualquer tipo de sequelas.
Algumas dicas podem ser aplicadas em casa após conversa com o pediatra e/ou fisioterapeuta:
- Fazer aerossol com soro fisiológico
- Lavar o nariz da criança com soro
- Usar “perinha” no nariz após banho morno
- Deixar o quarto com ventilação apropriada


Fisioterapia respiratória é algo divertido para as crianças e com resultados impressionantes !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário