Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Trauma Raquimedular



O Trauma Raquimedular (TRM) é um comprometimento, ou seja uma lesão neurológica que afeta a coluna impedindo que o  “estímulo” continue; esta alteração poderá ser primária ou secundária, completas ou incompletas, moderada ou grave, reversível ou não. Entre as causas mais frequentes (etiologia) estão acidentes automobilísticos, quedas de nível, mergulho em água rasa e ferimento por arma de fogo ou branca.
As lesões podem alterar a motricidade, sensibilidade, tônus o quadro clinico dependerá do nível da lesão (quanto mais alta, maior atenção deverá ter).
Podemos dividir o quadro clinico em choque medular (comprometimento dos neurotransmissores) causando anestesia, paralisia flácida, alterações do SNA, alterações esfincterianas, alterações sexuais; retorno da atividade medular reflexa (anestesia e paralisia , hipotensão postural, disreflexia autonômica, Alterações esfincterianas, Bexiga neurogênica, Disfunção intestinal) e a fase de ajustamento.
Nesta última podemos encontrar sequelas tais como:
Medula Central: Principalmente na região cervical comprometimento maior dos membros superiores que dos inferiores.
Medula Anterior: Ocorre preservação da propriocepção e perda da função motora e sensibilidade dolorosa. Perda da sensibilidade profunda.
Medula Posterior: Brown-Séquard é a perda da função motora e proprioceptiva do lado da lesão e perda da sensibilidade a dor e a temperatura do lado oposto.
Cauda equina: Lesão isolada dos nervos espinhais da cauda eqüina. QC depende da raiz atingida: Paresia de membros inferiores; arreflexia; Distúrbio da sensibilidade; dupla Incontinência. 
A fisioterapia recebe destaque na recuperação e tratamento de pessoas que sofreram um TRM, através de estudos de caso verificamos os ganhos e evoluções dos pacientes que são submetidos a fisioterapia e a atividade física. Entre os programas de tratamento, a fisioterapia no TRM busca  a manutenção de posturas funcionais; adquirir posturas mais altas; orientar à família; treinar as capacidades ; readaptar escolar/profissional.
É realizado um trabalho global com a cinesioterapia, fisioterapia respiratória, neurofuncional para se trabalhar o tônus; reflexo; trofismo; sensibilidade; alteração da mecânica ventilatória; distúrbios circulatórios; alterações sexuais; alterações miostoarticulares; prevenir úlceras de pressão.

Um comentário:

  1. Eiii amiga tbm tenhu um blogg me add ai no teuu que eu vou te add la no meu...

    TURMA DA FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir