Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A BUSCA PELO CORPO PERFEITO

Por- Dra. Monique Lima


Assim como no mundo da tecnologia, a estética vem passando pela inovação e mudanças, deixou de ser vista apenas por tratamentos faciais e tornou-se um novo recurso para a saúde e bem-estar físico e mental. Todos os dias o número de pesquisas crescem e põe a prova os mais diversos recursos que estão surgindo no mercado. Para que um serviço seja realizado de forma eficaz detalhes fazem a grande diferença, por isso precisamos buscar locais sérios, profissionais capacitados e recursos que sejam efetivamente comprovados. Entre massagens relaxantes, redutoras, turbinadas e drenagens linfáticas vem a pergunta, este recurso é realmente necessário? Qual a duração de um procedimento estético? Qual profissional devo procurar?
A seguir vamos responder as dúvidas mais frequentes que encontramos em nossa clínica.
Qual a diferença entre Massagem e Massoterapia?
A massagem é um recurso que aplica-se força sobre os tecidos a fim de relaxar um segmento, estimular a circulação podendo ser feita por qualquer pessoa, já a massoterapia utiliza a massagem como recurso terapêutico devolvendo por tanto o equilíbrio de várias sistemas, devendo ser realizado por um profissional capacitado e habilitado como massoterapeuta ou fisioterapeuta.

Existe diferença entra a Massagem Redutora (MR) e a Massagem Turbinada (MT)?
Em ambas utiliza-se movimentos fortes, rítmicos e sequenciais com o propósito de eliminar toxinas, diminuir gordura e remodelar o corpo. A diferença está nos recursos terapêuticos utilizados, pois na MR utilizamos somente as mãos com movimentos de deslizamento, rolamento, pinçamento, etc. Já na MT associamos a terapia manual já citada à um rolo com ventosas que propiciam um vácuo ajudando na modelagem do corpo. Estas massagens são vigorosas, causam hiperemia a quem é submetido (vermelhidão) porém desaparecem com o passar do tempo, caso fiquem hematomas (manchas roxas) houve ruptura de vasos seja por fraqueza capilar ou excesso de força) devendo ser suspendido o tratamento.

O que é a Drenagem Linfática Manual (DLM)?
É uma técnica que trabalha o sistema linfático, um dos responsáveis pela “aparência de inchaço”. Pessoas com retenção de líquido possuem grandes resultados. Para esta técnica são realizadas manobras de deslizamentos e bombeamento sempre respeitando as características do sistema linfático, por isso deve ser realizado que forma lenta, rítmica e suave. Estudiosos afirmam que uma DLM quando realizada de forma correta elimina quase que de imediato toxinas através da via urinária, melhorando o funcionamento não somente do sistema linfático como do sistema circulatório e excretor; por isso muitos pacientes sente vontade de ir ao banheiro após a terapia.  Atenção: Drenagem Linfática não dói e não deixa marcas e deverá ser realizado sem uso de cremes, óleos ou outros recursos.

Quanto tempo dura cada atendimento?
O tempo dependerá da área a ser trabalhada, tipo de terapia e manualidade do terapeuta, com uma média de tempo que pode variar de 30 minutos a 3horas.


Vale lembrar que na fisioterapia dermatofuncional e na estética não existe “receita de bolo”, sendo assim cada paciente deverá ser avaliado, tratado e reavaliado e cuidado com as grandes promoções e propagandas de tratamentos que prometem perca de peso e reduções de medidas à curto prazo. A receita mais eficaz para um corpo bonito e saudável é alimentação correta, atividade física regular e se possível tratamentos paliativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário