Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tendinite e Bursite

O que a maioria das pessoas chamam de ombro é, na verdade, um conjunto de articulações que se combinam com tendões e músculos para permitir um maior número de movimentos do braço que vão desde coçar as costas até fazer um arremesso perfeito. Entretanto, mobilidade tem seu preço: pode levar a problemas crescentes de instabilidade ou bloqueios (impingement) dos tecidos moles, resultando em dor. Você pode sentir dor apenas quando movimenta o ombro ou, até mesmo, a toda hora. A dor pode ser temporária e desaparecer em pouco tempo ou pode continuar e se fazer necessário diagnóstico médico e tratamento.

Esse informativo explica alguns casos comuns e alguns tratamentos para a dor no ombro e ensina como você pode prevení-la. O seu ortopedista (cirurgião ortopédico), um especialista em estruturas
músculo-esqueléticas, pode lhe fornecer informações mais detalhadas.


O que causa a dor no Ombro?

A maioria dos problemas no ombro envolve os tecidos moles: músculos, ligamentos e tendões, ao invés de ossos. A maioria desses problemas são classificados em três categorias principais:

Tendinite / bursite

Lesão / instabilidade


Artrite

Outras causas mais raras de dores no ombro são: tumores, infecções e
problemas relacionados aos nervos.


Tendinite

O tendão é uma espécie de cabo que conecta músculos a ossos ou a outros tecidos. A maioria das tendinites resulta do próprio processo de uso e ocorre após anos, sendo muito parecida com o processo de uso da sola de um sapato, o qual, eventualmente, rasga de tanto ser usado. Genericamente, a tendinite subdivide-se em vários tipos:

Tendinite aguda seguindo-se a esforços repetitivos (overuse). Ocorre principalmente após exercícios como os de arremesso e outros esportes ou atividades relacionadas ao trabalho.

Tendinite crônica resultante de uma doença degenerativa ou uso e rompimentos repetitivos devido à idade.

O rompimento e o rasgão de tendões podem resultar de lesões agudas ou de alterações degenerativas devidas à idade avançada. Lesões do manguito rotador são os problemas mais comuns desse tipo. O manguito rotador é um alinhamento de músculos e tendões, os quais permitem o movimento e a estabilidade do ombro.



Bursite

Às vezes, o uso excessivo do ombro leva a uma inflamação e edema (inchaço) de uma bursa - condição conhecida como Bursite. As bursas são sacos cheios de fluidos localizados ao redor das articulações, as quais diminuem o atrito causado pelos movimentos do ombro. A bursite ocorre
geralmente em associação com a tendinite do Manguito Rotador. Algumas vezes, os diversos tecidos do ombro tornam-se inflamados e doloridos limitando o movimento e o uso do ombro. Como resultado, a articulação pode até "endurecer", uma condição chamada de "Ombro Congelado". Felizmente, com cuidados apropriados, esse problema frequëntemente resolve-se por si só.


Lesão / Instabilidade

Algumas vezes os ossos em uma das articulações do ombro se movem ou são forçados para fora de sua posição normal. Essa condição de instabilidade pode resultar no deslocamento de uma das articulações do ombro. Deslocamentos (luxações) repetidas, as quais podem ser parciais ou completas, causam dor e falta de estabilidade quando você levanta seu braço ou o move para longe de seu corpo. Quando você levanta o seu braço acima de sua cabeça, o ombro pode parecer estar escorregando para fora do lugar ou você pode sentir uma sensação desconfortável ou diferente que algumas pessoas geralmente referem como "braço dormente" ou "braço morto".



Quando você deveria procurar cuidados Médicos?

Muito pacientes ignoram sintomas mínimos e temporários no ombro. No caso de uma lesão aguda, se a dor for intensa, você deve procurar cuidados médicos assim que possível. Se a dor for menos severa, pode ser seguro esperar alguns dias para ver se o tempo irá aliviar o problema. Se os sintomas persistirem, um ortopedista poderá diagnosticar e tratar seu problema a tempo. Ortopedistas são especialistas especificamente treinados no sistema músculo-esquelético, podendo realizar diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas envolvendo músculos, ossos, articulações, ligamentos e tendões.


Diagnósticos de Dores no Ombro

Determinar a causa do problema no ombro é essencial para recomendar o método de tratamento correto. Dessa forma, um exame minucioso será necessário para encontrar as causas de sua dor no ombro.

O primeiro passo é um relato da história médica do paciente. O seu médico irá perguntar como e quando a dor começou, se ela já tinha acontecido antes e como ela já foi tratada, além de outras perguntas sobre sua saúde em geral. Por serem muitas as condições do ombro agravadas
por atividades específicas e, também aliviadas por atividades específicas, a história médica pode ser uma ferramenta importante para encontrar a causa e tratamento para sua dor.

Em seguida o seu ortopedista irá fazer um exame físico, o qual pode incluir a procura por anormalidades físicas, tais como: inchaço, deformidade, ou fraqueza do músculo; procura por áreas de sensibilidade, observação do movimento do ombro ( o quão longe e em quais direções você pode movimentar seu braço).

Estudos de Raios-X, podem ser necessários para que o seu ortopedista possa olhar mais de perto os ossos e juntas em seu ombro. Outras técnicas diagnósticas que podem ser incluídas são: Tomografia Computadorizada, a qual gera uma visão mais detalhada da área do ombro; estudos elétricos como o Eletromiograma (EMG), o qual pode indicar danos nos nervos; Artograma, um estudo de Raio-X no qual um contraste é injetado dentro do osso para permitir que o ortopedista veja melhor a junta, os músculos ao redor e tendões. Imagem de Ressonância Magnética e Ultrassom são outras ferramentas diagnósticas para ortopedistas, pois fornecem imagens do tecido macio sem usar radiação.

Artroscopia é um procedimento cirúrgico no qual o ortopedista olha dentro da junta com um telescópio com luz. É, algumas vezes, usado para diagnosticar a causa de dores no ombro. A artroscopia pode indicar lesões no tecido macio que não são aparentes no exame físico, raios-X e outros testes.




Tratamento

O tratamento geralmente envolve atividades alternantes, descanso e terapia física para ajudá-lo a melhorar a força do ombro e sua estabilidade. Medicação pode ser prescrita para reduzir a inflamação e a dor. Se for feita prescrição de medicamentos para aliviar a dor, esta deve
ser tomada exatamente como prescrita. Ainda, injeções com medicamentos também podem ser administradas para o tratamento de dores no ombro.

Uma cirurgia pode ser necessária para resolver os problemas no ombro, entretanto 90% dos pacientes com dor no ombro são curados com tratamento de atividades alternantes, descanso, exercício e medicação.
Certos tipos de problemas no ombro, tais como um deslocamentos repetidos ou o rompimento do Manguito Rotador podem necessitar cirurgia.

Soluções comuns como evitar exercícios em excesso ou participar de atividades que você normalmente não participa podem ajudar a evitar a dor no ombro. 



Fonte:http://www.iof.com.br/int_default.php?p=artigos/art_ombro

Nenhum comentário:

Postar um comentário