Espaço criado para tirar dúvidas a respeito de saúde, distúrbios que acometem a coluna vertebral, membros superiores, inferiores e extremidades. Esse blog tem como objetivo promover a saúde e dar dicas simples de como turbinar sua energia e incrementar a qualidade de vida.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Conceito Bobath



Bobath é um conceito e/ou método complexo que surgiu na década de 40, criado após muitos anos de pesquisa pelo neuropediatra Dr. Karel Bobath e de sua esposa, a fisioterapeuta Berta Bobath. Possui uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com alterações neurológicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.
A Bola suíça é o instrumento mais conhecido, por isso muitos chamam de bola de Bobath, porém outros recursos são utilizados, tais como: escovas, rolo, andador, espelho, etc...Tudo dependerá do comprometimento neuromotor, da mobilidade de cada paciente e o que pretendemos trabalhar. O tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários.
Procura-se na fisioterapia é diminuir a espasticidade muscular e realizar os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.
O Método Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, ajustes automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, correção e equilíbrio.
É indicado para variar posturas, aumentar o controle sobre esta postura, simetria do corpo, alongamento, propriocepção, aumentar ou diminuir tônus muscular, estimular reação de proteção e equilíbrio, estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário